Este livro de Sociologia Histórica e da Educação discute como Raymond Williams (1921-1988) engajou-se ativamente em um processo educacional britânico voltado à educação de adultos. Entre 1946 e 1961, ele participou de ações educacionais-extensionistas no Departamento Extramuros da Universidade de Oxford e na Workers’ Educational Association (WEA), ofertando aulas de literatura e crítica sociológica baseadas em um método de ensino intitulado “discussão” para formar, humanisticamente, trabalhadores-estudantes – os chamados adultos, eles mesmos sobreviventes da Segunda Guerra Mundial. Aqui se discutem tanto os programas de estudo e métodos de ensino quanto parte de sua produção bibliográfica de caráter crítico-pedagógico.
Alexandro Henrique Paixão é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp/Marília), com mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado em Teoria e História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e de Campinas, e professor da Faculdade de Educação da Unicamp. É autor de Leitores de tinta e papel: elementos constitutivos para o estudo do público literário no século XIX (2017).
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