No início do século XX, a construção de uma ferrovia de longo percurso, em tempo recorde – a estrada de ferro Noroeste do Brasil –, transformou radicalmente o Oeste de São Paulo e o Sul do Mato Grosso, duas regiões de sertão com trajetórias diferentes, mas igualmente isoladas dos grandes centros urbanos do país. Considerada o maior empreendimento ferroviário de seu tempo, a Noroeste do Brasil ganha uma nova abordagem neste livro – a partir da história social e dos trabalhadores engajados nas obras de construção da ferrovia. Neste livro, o autor analisa o recrutamento dos trabalhadores, o sistema e as condições de trabalho e o movimento operário. A narrativa traz a lume cenas sombrias da exploração sofrida pelos trabalhadores, mas também momentos divertidos do cotidiano operário, em meio à dureza de um trabalho realizado em regiões insalubres nos estados de São Paulo e do Mato Grosso.
Thiago Moratelli é historiador social. Como pesquisador, foi bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e tem por áreas de interesse: História do Brasil República e História Social do Trabalho.
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